Fumaça do Escapamento: Entenda tudo!

Problemas, Cores, Significados e como evitar que a fumaça do escapamento possa evitada.

A fumaça do escapamento do seu carro é um bom indicador da saúde do motor. Um automóvel bem regulado executa uma queima adequada de ar e combustível, produzindo uma emissão bem filtrada e incolor.

Caso seu carro emita fumaça visível, atenção: há alguma coisa errada com seu veículo. Geralmente os carros com problemas apresentam fumaças de três cores. Vamos a elas:

Fumaça azulada:

A fumaça azulada é sinal que seu carro está queimando lubrificante. A razão desse problema pode ser uma folga no motor provocada por retentores e juntas desgastadas. O problema pode estar ainda nos anéis dos pistões, que já não conseguem evitar que o óleo entre na câmara de combustão do motor.

Essa fumaça é a mais perigosa, pois suas causas podem levar à falta de lubrificante e consequentemente ao superaquecimento e fundição do motor.

Fumaça preta:

Mais comuns e motores a Diesel, a fumaça preta é sinal da queima de uma mistura muito rica, ou seja, seu carro está queimando mais combustível que o necessário. O problema está na injeção ou no carburador mal regulado. Um filtro de ar saturado também pode ser o causador da fumaça preta.

Fumaça branca:

Em dias frios, quando você acaba de ligar o seu carro, ele pode emitir uma fumaça do escapamento branca inofensiva: trata-se apenas do efeito do ar frio sendo condensado. Porém, uma fumaça branca persistente indica que o motor está fervendo água dentro da câmara de combustão juntamente com o ar e o combustível.

A causa pode ser danos na junta do cabeçote. Outro sinal desse problema é a rápida diminuição do líquido de arrefecimento no reservatório. Atenção para não ficar sem o líquido de arrefecimento e sobreaquecer o motor.

Como evitar a fumaça:

Realizar a manutenção do caminhão de maneira preventiva e periódica é uma atitude que você só tem a ganhar. São diversos os benefícios dessa atitude, inclusive para evitar a fumaça escurecida.

Nesses casos, a atenção precisa ser dedicada especialmente à regulação do motor, que deve seguir o padrão indicado pelo fabricante e ao sistema de escapamento.

Ainda sobre a mecânica de seu caminhão, NUNCA quebre o lacre da bomba injetora. Isso serve apenas para aumentar o consumo de combustível. Quanto maior a queima de combustível, maior o número de gases dispersados na atmosfera.

Outra atitude relacionada à manutenção do caminhão diz respeito à escolha do combustível utilizado. Opte sempre um de boa qualidade. O motor de seu caminhão agradece. Combustíveis de má qualidade comprometem todas as peças de seu veículo e causam falhas no motor. O conserto e a troca de peças costumam sair caro.

Já no momento de dirigir, evite acelerar sem necessidade e rodar pelas vias e rodovias com excesso de carga. Ambos os casos obrigam o motor a trabalhar com mais força. Como consequência, há uma maior queima de combustível.

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *