Entenda como é dirigir um caminhão de corrida.

Dirigir um caminhão de corrida que chega a 240 km/h parece simples, mas não é

Esse artigo se trata de um veículo do tetracampeão brasileiro, o caminhão de corrida, de 1.250 cavalos e quase 5 toneladas.

São máquinas com estas credenciais que disputam cada curva das nove etapas da Copa Truck, o campeonato nacional para esse tipo de veículo.

De fato, os caminhões de corrida precisam ser “personalizados” para poder participar desse tipo de esporte automobilístico.

O caminhão também recebe diversas modificações no seu modo de ser dirigido para que o motorista possa atingir a performance desejada na corrida.

Os bancos, originalmente com diversas regulagens e amortecimento a ar, deram lugar aos assentos do tipo concha, próprios para corrida.

O acabamento foi removido, e deu lugar a diversas chaves, para controlar sistemas como pressão dos freios e resfriamento.

Para garantir a maior segurança possível, os cintos são de 5 pontos, e há diversas barras de proteção distribuídas pela cabine.

O turbo, que entrega até 4 kg de pressão, entra em ação na casa das 1.500 rotações por minuto.

Conforme o caminhão ganha velocidade na curta reta do circuito, é possível observar no visor atrás do volante a pressão aumentando.

Aos 100 km/h, em quarta marcha, o indicador mostrava 2,5 kg. Longe de entregar todo o potencial.

Mas é hora de acionar os freios para contornar a primeira e mais temida curva. Um mergulho à direita, com um barranco servindo de área de escape.

Durante uma corrida, os freios esquentam tanto que precisam ser refrigerados com água. Há uma pequena torneira na cabine, com a qual o piloto pode liberar o líquido diretamente nos discos.

Os tanques na traseira do caminhão são de 180 litros, é maior até do que do tanque de diesel, que armazena 150 litros.

Colocar os líquidos na parte de trás ajuda a deixar a traseira menos “solta”, além de equilibrar a distribuição de peso. Cerca de 52% na frente e 48% atrás.

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *