Tipos de Caminhões para Transporte de Carga

No Brasil, o caminhão é o principal veículo de transporte de carga, responsável por 60% das cargas transportadas.

Conheça como é feito o transporte de carga:

• Carga seca: são produtos não perecíveis que podem ser transportados independente da condição de tempo, luminosidade, calor, etc. Exemplos de carga seca são madeiras e materiais de construção (com exceção de cimento e produtos semelhantes).

• Perecíveis: esse tipo de carga é mais complicada de ser transportada, porque exige um cuidado maior, para o material não se deteriorar durante o percurso. O caminhão baú refrigerado é a melhor opção para garantir a qualidade do produto. Exemplos: carnes e hortifrutigranjeiros.

• Veículos: normalmente são usados caminhões cegonha para o transporte de carros 0 km e o caminhões guincho para seminovos. Em caso de transporte de modelos sigilosos (como lançamentos), o caminhão sider é o que leva a carga.

• Transporte de valores: requer veículos blindados e com mecanismos de segurança, como rastreador por satélite. Jóias, dinheiro e pedras preciosas são algumas dessas cargas.

• Produtos perigosos: É considerado produto perigoso todo aquele que oferece risco à segurança pública, à saúde de pessoas e ao meio ambiente. Esse tipo de produto é transportado em caminhões tanque.

• Gás liquefeito: o transporte é feito sob pressão, a granel, em caminhões-tanque ou fracionado em botijões que respeitam as normas de segurança de recipientes e carrocerias utilizadas.

• Líquidos como sucos e água, são transportados em caminhões com tanque de aço, conhecidos como caminhões-pipa, caminhões-cisterna ou caminhões-tanque.

• Carga a granel ou graneleiro: é um tipo de carga homogênea e normalmente tem forma sólida. Não precisa de acondicionamento (embalagem própria) e geralmente é transportada em caminhões graneleiros. Exemplos de cargas a granel são cereais e fertilizantes.

• Gado em pé: veículos que transportam gado, cavalos, porcos, cabras e etc, devem ser apropriados para preservar as condições de higiene e saúde dos animais, além da proteção física.

• Cargas aquecidas: são aquelas que precisam ter a temperatura controlada e requerem veículos com dispositivos especiais para isso, como maçaricos. Exemplos dessas cargas são betume, breu e asfalto.
Agora que você já conferiu os principais tipos de cargas, saiba qual é o Volvo ideal para o seu negócio, explorando os tipos de veículos Volvo e suas características. Aproveite e veja nossas ofertas para caminhões usados!

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *