Descer serra com caminhão em segurança – Saiba dicas que podem lhe ajudar.

Serras são muito comuns para a vida de caminhoneiros. No Brasil, os principais portos do pais estão localizados em cidades litorâneas, o que se faz necessária a descida da serra para destinação de mercadorias.

E você caminhoneiro, já enfrentou dificuldades ao descer a serra? Confira aqui algumas dicas para aumentar sua habilidade e consciência na descida de serras:

Use a marcha

Uma dica de ouro: use a marcah principalmente em caminhões antigos! Reduza ao descer a serra e use a marcha a seu favor. Descer com o caminhão na desengatado pode ser uma atitude comum porém de extrema imprudência além de ser considerada uma infração de trânsito. Além de acionar a eficiência do motor, marchas engrenadas evitam o descontrole na direção.

Acelere somente o necessário

Desça a serra com tranquilidade, desacelerando. Quando se desce a serra com automotivos pesados (e muitas vezes carregados) reduzir a velocidade é primordial para possibilitar maior tempo de reação para qualquer imprevisto.

Mantenha distância dos outros veículos e evite ultrapassagens

A distância entre veículos em serra deve ser maior ainda. Evite ultrapassagens visto que o caminhão, por ser mais pesado que veículos comuns, enfrenta mais dificuldades com frenagens após a passagem.

Use bem os freios

Conforme falamos no início, é aconselhada a utilização do sistema de freio-motor. Para os caminhões que não possuem freio-motor, a dica é reduzir a marcha e descer devagar.

Esteja em dia com as manutenções

Como os freio são altamente acionados durante a descida em serra, é de grande responsabilidade a manutenção preventiva, evitando irresponsabilidades e acidentes.

Cuidado com a neblina

Em serras é muito comum a existência de neblina. Quando elas ocorrem, aumentam os desafios em descer a serra com caminhão em segurança. Ascenda o farol de neblina, reduza ainda mais a velocidade e siga com tranquilidade e atenção.

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *