Caminhões e carretas: andar no ponto morto (ou dirigir na banguela) para economizar gasolina é apenas um mito, e de real não tem absolutamente nada.  

Uma das maneiras de economizar combustível é tirar o pé do acelerador com ele engatado, assim os caminhões e carretas não gastarão gasolina ou etanol do tanque. Mas isso só é possível em descidas e por pouco tempo, e não é considerada um prática vantajosa 

Seguem quatro razões pelas quais não se deve dirigir na banguela: 

1- É proibido por lei 

É considerada infração média, com perda de quatro ponto na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), multa de R$130,16, e a possível retenção do veículo. 

2- Não economiza combustível 

Os modelos de automóveis atuais o próprio sistema é capaz de controlar constantemente o comportamento do motor com o propósito de otimizar o consumo. Mesmo que o veículo estiver engatado, o índice de injeção de combustível será zero se o acelerador não estiver acionado. Mas, quando o carro desce em ponto morto, a central eletrônica entende que é preciso injetar determinada quantidade de combustível para que o veículo não morra. Ou seja, atualmente, faz com que você gaste mais combustível ao invés de economizar. 

3- É perigoso 

Ao usar a banguela, o motorista perde muito do seu domínio do veículo, por conta da perda do freio-motor. Caso seja necessário desviar-se de algum obstáculo, o carro fica sem tração nenhuma, podendo causar graves acidentes.  

Ao descer ladeiras no ponto morto, o veículo ganha cada vez mais velocidade ao descer, dificultando quando precisar de uma freada brusca. Já quando o veículo está engatado, mas sem que o motorista acelere, ele desce em segurança e em uma velocidade constante. 

4- Causa o desgaste dos freios  

Usando a banguela, as rodas ficam livres e o veículo precisará ser totalmente controlado pelos freios, e podem sobreaquecer ou até parar de funcionar. 

Então abandone a prática da banguela e dirija com responsabilidade, pela sua segurança e a do seu veículo! 

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *