Os maiores gastos dos caminhoneiros com certeza são em relação à manutenção do veículo. Confira aqui dicas para reduzir seus custos! 

Caminhoneiros, sabemos que esse estilo de vida não é fácil; todos os dias pegando estradas, cargas, passar dias sozinhos e longe da família, então ter um dinheirinho extra no final do mês sempre cai bem! Um bom jeito de conseguir isso é diminuindo gastos e economizando! 

1. Tome cuidado com seu caminhão 

A forma mais importante de reduzir os custos é cuidando bem do seu caminhão. Com cuidado e prestando atenção, o caminhão se mantém conservado por mais tempo e faz menos visitas às oficinas mecânicas.  

Prevenção é sempre o ponto mais importante, assim evita-se que algo dê errado inesperadamente. 

2. Pratique direção defensiva 

Caminhões são veículos grandes e, com falta de cuidado, perigosos. Ao conduzi-los é preciso muita atenção e cautela, para não ocorrerem acidentes. Cuidado com o motorista e com os veículos em volta.  

Além dos perigos, podem gerar economias desnecessárias, como excesso de consumo de combustível  e desgaste de pneus ao acelerar ou frear de forma brusca. 

3. Reduza as rotas 

Estude as rotas possíveis para seu destino, e opte pela que for mais curta. Quanto menos se andar, maior será a economia de tempo, combustível e de peças. 

4. Escolha estradas em boas condições 

Como consequência de andar em boas estradas, evitará o desgaste de pneus, suspensão, entre outras peças. Além de evitar a possibilidade de peças quebrando no meio da viagem. 

5. Conserve seus pneus 

Sempre viaje com seus pneus novos, calibrados para garantir a conservação de seu caminhão. Ao andar com os pneus desgastados, se consome mais combustível e desgasta mais suas peças 

6. Realize manutenções preventivas 

Como manutenções preventivas custam muito menos que manutenções corretivas, é melhor se prevenir do que esperar uma peça quebrar e ter de consertá-la. 

7. Fique atento aos sinais de funcionamento do caminhão 

É necessário ter alguns conhecimentos básicos para poder resolver alguns problemas antes que eles piorem. Fique atento a:  

8. Faça manutenção corretiva logo que necessário

Caso a pareça algum problema, resolva-o o mais rápido possível. Um problema pode levar a outro e os custos e os problemas podem ficar muito maiores. 

9. Acompanhe o histórico de manutenções  

Ao realizar as manutenções do seu caminhão, mantenha um histórico de datas e quais foram as manutenções feitas. Assim se mantém uma organização para entender as causas dos defeitos mais recorrentes. 

10. Faça parte de uma associação veicular 

Contrate um serviço de proteção veicular para garantir assistência para seu caminhão e segurança financeira para você. É mais barata que seguro e cobre colisões, reparos, roubos e furtos. 

Preste atenção e cuide bem do seu caminhão para que possa aproveitar com segurança e tranquilidade a vida de caminhoneiro! 

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *