Você sabia que existem diversos tipos de freios para caminhão?

Cada um deles age e funciona de forma diferente, porque o sistema de frenagem de um caminhão necessita de uma eficiência maior do que os automóveis mais leves. Confira os tipos de freios para caminhão aqui! 

Freio ABS – Anti-Lock Breaking System 

Um tipo de freio obrigatório em qualquer tipo de veículo, desde 2014. Funciona da seguinte maneira: O freio, ao ser acionado, a válvula do pedal libera ar no sistema de frenagem, chegando até as rodas e impedido que elas travem; ou seja, é um sistema pneumático. Dessa forma, promove mais segurança aos motoristas, principalmente em freadas bruscas.  

Freio EBS – Eletronic Brake System 

Uma versão mais avançada do freio ABS, a diferença é que não é acionado pelo ar, e sim eletronicamente. Assim, o motorista adquire uma resposta mais rápida, que faz toda a diferença nas estradas. 

Freio motor 

Assim como os freios de veículos mais leves, ele é acionado através da redução de marcha. Funciona mediante um sistema de válvula de escape, retardando movimentação dos pistões pela pressão interna do cabeçote do motor. É apropriado para a preservação de tambores e lonas, por exemplo 

É uma boa maneira de perpetuar o controle do caminhão, mantendo-o estável enquanto em uso e preservando os demais freios. 

Freio auxiliar 

Muito comum em veículos com o peso bruto total acima de 157 toneladas, o freio auxiliar é ligado as caixas de mudança do caminhão, interrompendo a passagem de óleo pelas engrenagens do câmbio e reduzindo a rotação do eixo da caixa. 

Vale uma atenção extra 

Atenção aos sinais de problemas e de falhas nos freios, e cuidado para a preservação das peças do caminhão são fundamental. 

É recomendado que se faça uma revisão geral do caminhão a cada 20 mil quilômetros, checando todas as partes e peças importantes.  

Principalmente no Brasil, a qualidade da malha rodoviária não é das melhores, e os buracos e desníveis desgastam muito os sistemas de frenagens dos caminhões, por isso é necessário ficar atento às pastilhas de freios e trocá-las assim que preciso. 

Para saber se está na hora da troca de pastilhas de freios, é só prestar atenção se o caminhão está fazendo  barulhos como ruídos ao frear ou sons de metal arranhando; se for o caso faça a troca imediatamente.  

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *