Quais são os riscos e custos de trabalhar com um caminhão usado?
Caminhões usados – Depois de um tempo, a vida do caminhão fica comprometida, o veículo passa a não responder prontamente aos comandos, as peças ficam desgastadas, e isso exige uma manutenção constante, gerando gastos maiores e comprometendo a segurança do motorista.
Quais são os riscos reais de rodar com caminhões usados antigos? O quanto isso pode custar à empresa em termos de economia e segurança paa o motorista e para o cliente?
Os riscos de colocar caminhões usados e antigos na pista
Ao utilizar um veículo antigo nas pistas, pode-se influenciar muito na segurança do motorista e dos demais que também estão rodando na estrada. Infelizmente, a realidade é que muitos destes caminhões transportam cargas em excesso e ainda não passaram pela manutenção básica.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte, a frota nacional tem, em média, 13,9 anos de uso, quando o recomendado são 8 anos para a vida do caminhão que roda em estradas.
Como identificar problemas recorrentes dos caminhões mais velhos
Analise a cor da fumaça
O normal é a fumaça branca, se estiver cinza azulada ou escura demais indica aquecimento excessivo, problemas de entrada de muito óleo no motor ou até defeitos no catalizador.
Avalie a frequência de desgastes de pneus
Rodar com os pneus desgastados é de extremo perigo e pode significar uma enorme falha de segurança na estrada.
Se o pneu do caminhão desgasta com facilidade em um tempo menor do que o esperado, está mais que na hora de verificar qual é o problema. Pode ser que a distribuição do peso esteja irregular, as rodas desalinhadas ou desbalanceadas etc.
Observe a resposta do caminhão na pista
Caso o motorista estiver sentindo que o veículo está perdendo força, pode ser que os filtros de ar estejam entupidos, problemas no módulo de injeção, na saída de ar, na unidade injetora e na mangueira do intercooler.
Verifique a cor e o aspecto do óleo
Observe com atenção a cor e o aspecto do produto. Se o óleo estiver em um estado de imagem, os ímãs dos componentes do caminhão capturaram resíduos metálicos do óleo, por algum problema de atrito.
Observe os ruídos que podem vir do freio
Ruídos ao acionar os freios não é normal, e devem ter sua origem pesquisada. Os freios são uma das partes mais importantes do caminhão.
Os problemas que podem vir a acontecer em relação a frenagem, podem ser referentes a pastilhas gastas, catracas desreguladas e folga nos braços de acionamento.
Cheque os amortecedores
Se o veículo fica balançando para cima e para baixo, é sinal de que os amortecedores não vão bem. Pode se observar quando o caminhão passa por algum desnível ou lombadas.
Confira de há ruídos na transmissão de marchas.
Caso isso esteja acontecendo com o seu caminhão, não force a mudança: aguarde para que o veículo passe por uma avaliação. Os defeitos podem ser no sincronizador, no sistema de embreagem, nos anéis e no trambulador (responsável por fazer a comunicação da alavanca de troca de marcha com a caixa).
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