A manutenção das frotas de caminhões é uma prática que não pode faltar nas empresas. Ela é essencial para garantir a segurança dos motoristas e para que os prazos prometidos para os clientes sejam cumpridos. 

Confira aqui quais são os tipos de manutenção e pra que elas servem! 

A importância de manutenção de frota de caminhão 

A manutenção é uma grande parte da gestão de frota de caminhão, e é fundamental para garantir que os automóveis continuem em bom estado de conservação, para que circulem com menos riscos. 

Alguns gestores consideram como um custo extra, mas essa rotina é importante para que as operações ocorram bem e tragam bons resultados. 

Ao pensar no longo prazo ela promove, inclusive, a redução de gastos, já que a substituição de peças danificadas ou prejuízos causados por um acidente com certeza sairão mais caros. 

Tipos de manutenção 

São 3 os tipos básicos de manutenções: a preditiva, a preventiva e a corretiva. Elas existem e tem objetivos diferentes, e são realizadas de acordo com necessidades diversas e promovem resultados diferenciados. 

1- Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva ajuda com a estimativa de tempo de vida útil de casa peça ou componente, conforme o uso do veículo. Isso é feito a partir de uma análise do estado dos itens, ajudando a identificar qual é o funcionamento e o processo real de desgaste desses materiais. 

2- Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva está relacionada ao tempo de uso de peças e acessórios. Segue-se um calendário de verificações em que os componentes são analisados, e os problemas apresentados são corrigidos. Assim como a manutenção preditiva, ela consiste em um trabalho planejado, visto que segue um cronograma de avaliações e reparos. 

3- Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva é a mais comum e mais realizada nas empresas, ela aparece no último estágio do cuidado com os automóveis, já que só é realizada quando existe um problema real que afeta do desempenho. 

Tem o objetivo de trocar as peças e outros componentes que já sofreram desgaste o suficiente a ponto de causar problemas e falhas mecânicas no veículo. É uma atividade realizada em caráter de emergência. 

Além der ser a mais cara, faz com que o automóvetenha que ficar mais tempo parado na oficina, o que causa perda de produtividade e torna os gastos mais altos. 

A Pipo Peças trabalha para trazer serviços e peças da mais alta qualidade para o seu veículo. Estamos no mercado há mais de 30 anos, atendendo caminhoneiros que viajam por todo o país! Acesse nosso site para saber mais sobre nossos serviços, clicando aqui. Fique ligado no nosso perfil do LinkedIn! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *